PÁGINAS DO BLOG

19 de ago. de 2009

VAMOS CONHECER MELHOR SÃO PAULO?

Conhecida como a capital cultural da América Latina, São Paulo possui um dos mais ricos acervos de arte do Brasil, espalhados em diversos museus e galerias de arte. Apresenta sua diversidade cultural de várias maneiras, através de teatros, cinemas, centros culturais ou, ainda, na arquitetura de templos, edifícios e em monumentos que podem ser encontrados ao ar livre em toda a cidade. Sem falar na chamada “arte popular”, espalhada pela capital em feiras de arte e ateliês abertos ao público.
Pinacoteca do Estado **, A Pinacoteca do Estado é o museu de arte mais antigo da cidade e certamente um dos mais importantes do país. Nasceu no prédio inicialmente construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo,foi inaugurada em 25 de dezembro de 1905. O Parque da Luz fica junto com o prédio, dando uma bela paisagem, que pode ser apreciada tomando um ótimo café, com mesinhas ao ar livre o cardápio oferece refeições rápidas batizadas com nomes de artistas.


A de arte sacra, no museu de mesmo nome, também conta uma parte da história do Brasil.
Centro Cultural Banco do Brasil, há de tudo: de exposições a filmes. O Teatro Municipal*, obra do arquiteto Ramos de Azevedo, do início do século XX, tem também seu próprio museu.
Os arredores da Estação da Luz estão em pleno processo de revitalização. A própria estação é uma atração, principalmente por seus vitrais em art déco. Lá está o Museu da Língua Portuguesa, totalmente interativo e que ressalta as influências que ela recebeu de outros povos.
Masp*: Construído na década de 60, o prédio do Masp tem um dos maiores vãos livres do mundo – onde é realizada uma feira de antiguidades aos domingos. Mas o acervo permanente do Museu é a grande estrela: há obras de Renoir, Modigliani, Van Gogh, Portinari, entre outros pintores famosos.O restaurante localizado no sub-solo do Masp, só abre para almoço . Com serviço self-service a casa oferece uma grande variedade nos pratos.
Oca, Fundação Bienal, Museu de Arte Moderna* -O acervo do MAM, conta hoje com 2.094 obras. A biblioteca foi reaberta em 1986 e atualmente conta com vinte mil títulos. O número de visitantes saltou de 12.570 para 86.265 em 1996, sendo seis mil somente na exposição do Miró realizada na sede do prédio no Parque do Ibirapuera. A visita ao Museu de Arte Moderna de São Paulo pode incluir uma pausa para um café, um chá ou mesmo um almoço no restaurante do MAM.O restaurante Prêt no MAM é um agradável ponto de encontro com vista para o Jardim de Esculturas projetado por Burle Marx.
Centro Cultural São Paulo Com biblioteca farta e exposições temporárias, o local é muito procurado por jovens. Os shows, peças de teatro e filmes também atraem muitos outros públicos. Além de programação de qualidade, o CCSP tem outra grande vantagem: as atrações são gratuitas ou têm preços populares. Outros lugares que oferecem atrações gratuitas são a Fiesp e o Itaú Cultural, entre outros.Museu da Imagem e do Som, Museu da Casa Brasileira, Museu Brasileiro da Escultura, Caixa Cultural, Museu Afro-Brasil,


Museu do Ipiranga* -" O edifício de grandiosas proporções, construído em dez anos (1885-1895), em estilo renascentista, seria antes de tudo um estabelecimento de ensino científico; no entanto, um acervo advindo, principalmente, da coleção pessoal de um coronel paulista (Joaquim Sertório) facilitou a instalação do museu no local. Junto a uma estátua em homenagem ao "grito", subsolo se encontram os despojos de D. Pedro I e suas duas esposas, Elaborado por uma equipe de paisagistas especialmente contratada para a ocasião, um jardim une o museu e o monumento ao outros edifícios existentes no local (há um viveiro de plantas, um museu de zoologia e uma outra casa histórica, cujo valor patrimonial ainda é discutido). Museu Paulista conta, em seu acervo de mais de 125 mil itens, com objetos indígenas, mobiliário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos, muitos de uso pessoal, que retratam a vida no país, desde os idos de 1500 até 1950.Com duas bibliotecas e secções que tratam de documentação arquivistica e iconográfica, o Museu ainda oferece laboratórios de conservação e restauro."
Museu Lasar Segall, Memorial do Imigrante.
* Na minha opinião é imperdível.
** O meu preferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar comigo este espaço. Contato é sempre bom. Volte sempre.