PÁGINAS DO BLOG

20 de jul. de 2009

Balonismo: Sul Brasileiro



Entre os dias 16 e 19 de julho aconteceu a 2ª etapa do 11º Campeonato Sul Brasileiro, que aconteceu em Maringá (PR). Com 17 tarefas nos quatro dias de provas, os 21 pilotos de seis Estados fizeram as provas com bom tempo, diferentemente da primeira etapa do Campeonato, que ocorreu em Campo Mourão (PR), com dias de chuva.
Cerca de dez mil pessoas acompanharam o Night Glow, vôo dos balões iluminados, durante a noite de sábado (18). A prova terminou com Luiz Silvestre em 1º, Adriano Perini na 2ª colocação, e Ronaldo Morales, em 3º.

Toda a evolução das técnicas de vôo fez com que a utilização do balão ficasse segura e, quem quer se aventurar tem toda a certeza de que vai apenas curtir o passeio, sem nenhum risco.
O verdadeiro nascimento do balonismo aconteceu quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, em 1783, realizaram o primeiro teste com um balão. O teste foi um sucesso e a partir daí novos vôos foram programados.
Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies, com muitos pastos e áreas abertas. Dessa maneira a decolagem, o acompanhamento da equipe de terra e o pouso se tornam mais fáceis.
O Brasil pelo seu imenso território, é muito favorável para a prática do esporte e pode ser ainda mais explorado no futuro.
As competições de balonismo primam pela técnica e precisão. Os competidores decolam com percursos pré-determinados e tem de atingir cerca de três ou quatro alvos, de acordo com a competição.A marcação é feita através de um saquinho de areia que o balonista larga sobre os pontos estipulados.Vence o piloto que tiver a melhor regularidade e cumprir com todos os quesitos estipulados pela organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar comigo este espaço. Contato é sempre bom. Volte sempre.