PÁGINAS DO BLOG

22 de jul. de 2009

Caving - Exploração de caverna - Gruta Jeita. Eu fui !!!






Como não pode entrar com câmera , as fotos são de postais. Quando eu fui, o rio estava aberto parcialmente, era início de primavera, e ainda estava com o leito alto, mas foi o suficiente para ver a maravilha. É imperdível.......





Jeita é uma gruta libanesa formada por uma câmara superior e uma inferior de pedra calcária que surgiu no período Jurássico, há milhões de anos, é candidata na competição que vai selecionar sete novas maravilhas naturais do mundo. A Gruta Jeita, localizada ao norte de Beirute, capital do Líbano, é reconhecida como o complexo de cavernas com maior comprimento no Oriente Médio.

As galerias superiores têm mais de dois quilômetros de extensão, enquanto a porção inferior é ainda maior. A estrutura foi esculpida por ácido carbônico contido na água da chuva e pela água subterrânea.
As cavernas apresentam estalactites, estalagmites, formações rochosas em colunas e "cortinas", e um rio subterrâneo na parte inferior do complexo da Gruta Jeita.

A eleição para as novas sete maravilhas naturais do mundo pode ser feita pela Internet, no site http://www.new7wonders.com/. Os internautas podem sugerir candidatos ou votar nos atuais.
O Brasil participa da relação com a Amazônia, o rio Amazonas, o arquipélago de Fernando de Noronha, as Cataratas do Iguaçu, o Pantanal e o Pão-de-Açúcar como candidatos.

Um comentário:

  1. Se não pode entrar de câmara então não vale a pena entrar...

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar comigo este espaço. Contato é sempre bom. Volte sempre.