PÁGINAS DO BLOG

27 de jul. de 2009

Percorrendo terras desconhecidas

Orientação
A orientação é um esporte, no qual os atletas usam um mapa detalhado e uma bússola para encontrar pontos no terreno previamente mapeado, com o objetivo de encontrar um determinado local no menor tempo possível, passando por pontos determinados.
Um percurso de Orientação é composto por um ponto de partida, um ponto de chegada (que pode ser o mesmo ou não) e uma série de pontos intermediários numerados por onde o orientador terá que passar seguindo a seqüência determinada no mapa.
No mapa, os pontos são representados com círculos em vermelho, com exceção do ponto de partida que é representado por um triângulo. Os círculos são centrados no elemento característico que tem de ser encontrado: uma ponte, uma árvore especial, um formigueiro, um encontro d’água, etc... Esse elemento aparece descrito no cartão de controle conforme a categoria. No terreno os pontos de controle são identificados com um prisma (cubo de pano em que cada face é composta por um triângulo branco e outro laranja). Para demonstrar que o orientador passou no ponto de controle ele deve picar o cartão de controle com o picotador que estiver no prisma. Cada picotador faz uma furação diferente.
A Orientação exige basicamente um mapa da região e uma bússola .Em geral aconselha-se roupas leves para poder ter liberdade de movimentos, mas em matas há muitos obstáculos, aconselha-se usar uma calça larga, uma camiseta e tênis. É importante que uma pessoa que nunca praticou Orientação nas primeiras caminhadas esteja acompanhado por alguém com mais experiência.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar comigo este espaço. Contato é sempre bom. Volte sempre.